Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.
Lev Vygotsky
País: Rússia
Tipo: Cientista, Filósofo(a)
O aprendizado é mais do que a aquisição da capacidade para pensar; é a aquisição de muitas capacidades especializadas para pensar sobre várias coisas.
Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.
A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo.
Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.
O saber que não vem da experiência não é realmente saber.
O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa.
O significado das palavras só é um fenômeno do pensamento na medida em que é encarnado pela fala e só é um fenômeno linguístico na medida em que se encontra ligado com o pensamento e por este é iluminado.
O pensamento não apenas se expressa em palavras; ele adquire existência através delas.
As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.
Um problema deve surgir, que não possa ser solucionado a não ser que pela formação de um novo conceito.
O aprendizado não altera nossa capacidade global de focalizar a atenção; em vez disso, no entanto, desenvolve várias capacidades de focalizar a atenção sobre várias coisas.
A língua é a ferramenta das ferramentas.
As pessoas com grandes paixões, que realizam grandes feitos, que possuem sentimentos fortes, até mesmo as pessoas com grandes mentes e uma personalidade forte, raramente saem de bons meninos e meninas.
O único 'bom aprendizado' é aquele que vem para o avanço do desenvolvimento.
A criança começa a perceber o mundo, não só através de seus olhos, mas também através de seu discurso.
A memória, mais do que o pensamento abstrato, é característica definitiva dos primeiros estágios do desenvolvimento cognitivo.
Cada função no desenvolvimento cultural da criança aparece duas vezes: primeiro no nível social e, depois, no nível individual.