Os opressores, falsamente generosos, tem necessidade para que a sua generosidade continue tendo oportunidade de realizar-se, da permanência da injustiça.
Paulo Freire
País: Brasil
Tipo: Filósofo(a)
Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos.
Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.
As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde.
Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.
Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz o seu saber.
O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Não há vida sem correção, sem retificação.
Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.